Salmo 23:1

“ A arte de ser servo”

 

            Partindo do princípio de que o pastor do Salmo 23 é o meu Senhor; isto significa que me coloco na posição de servo. Acredito que nem todos que professam ser servo do Senhor; sabem exatamente o que é ser servo!

         A grande importância do crente como servo de Deus destaca-se ao considerar as razões que levou Cristo receber o título de “Servo de Deus”. (Is. 42:1; 52:13; Fp. 2:7) É preciso observar a vida e o trabalho de Jesus como servo modelo. Pois, o verdadeiro servo presta irrestrita obediência ao seu senhor. (Ef. 6:6)

         O crente torna-se filho de Deus pela fé e servo por amor. Ele trabalha impulsionado pelo mor que recebeu de Deus e retorna-lhe esse amor em forma de adoração, consagração, comunhão e serviço.

         No Novo Testamento, a exposição da doutrina do servo, emprega vários termos no original; sendo que três deles são de maior peso; enquanto que os demais são complementares:

 1º - O servo em relação ao seu dono – Neste caso o termo é “doulos” e aparece repetidamente no Novo Testamento. É o servo em relação ao seu redentor e senhor; para fazer a sua vontade, como propriedade por ele adquirida. (Mt. 20:27; 25:21,23; At. 2:18; Rm. 1:1; Fp. 1:1)

2º - O servo em relação ao seu trabalho para Deus – O termo é “diakonos” Isto é: servo que executa para seu senhor, trabalhos abundantes com bom gosto, boa vontade, com prazer, trabalhos bem acabados e em tempo hábil.

Há crente que em relação ao seu Senhor como “amo” são exemplos de testemunho, firmeza, perseverança, comunhão e até adoração, Mas, quanto ao serviço para Deus, são negligentes, descuidados, desorganizados, improvisadores e irreverentes.

3º - O servo em relação a si mesmo – O termo neste caso é “huperetes’ e está relacionado ao desempenho do “diakonos”

Huperetes designava nas embarcações comerciais daquela época “o remador escravo da terceira fileira de remadores” a última de cima para baixo, nos navios trirremes. O trabalho dos huperetes não era visto por ninguém, pois, ficavam muito abaixo da embarcação. Era um trabalho humilde, pesado, mal remunerado e que exigia o máximo de força do trabalhador. O termo huperetes, aparece no original da palavra servo nos seguintes textos: (Mt. 26:58; Lc. 4:20; At. 26:16)

Segundo Apocalipse 22:3, no céu não seremos conhecidos com os cargos que temos aqui na terra como: Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor, Missionário, Bispo, Escritor, cantor, etc... E sim como servo...

Em suma, servo é alguém que não é dono de nada que possui, nem de si próprio. Indivíduo que não tem direito a nada, nem mesmo a sua própria liberdade... Pois, é dominado e guiado por alguém infinitamente maior... (Is. 40:22,23)