Salmo 23:3b

Caminhos Estreitos

         Vereda é caminho estreito, rumo e direção.

Justiça é razão fundada nas leis, ou qualidade do que é justo, íntegro, imparcial e incorruptível. (o que não se deixa subornar, comprar) Muitos acreditam que Deus é corruptível e corrupto... (basta observar o que lhe pedem em oração)

 Quando o texto fala de veredas da justiça; isto denota caminhos estreitos, sem folga, apertado, sem espaço extra. Haja vista que, justo significa algo na medida...

Para entendermos melhor esse versículo, proponho três seções de perguntas:

1ª - Por que o Senhor é o nosso pastor? Por que Deus se preocupa com tudo isso? Por que ele nos guia pelas veredas da justiça?

A resposta está no verso 3: “Por amor do seu nome” .

Deus faz tudo para a sua própria glória, precisamos trazer as nossas vidas em alinhamento com esse objetivo, amar a Deus e agir desta forma. (Sl.106:7-9; Rm.1:1-7) Na verdade, em todos os lugares das Escrituras que tratam desse tema; o cerne é que Deus faz tudo para sua glória... Ele criou o homem, chamou Abraão, fez José sonhar, livrou o povo do Egito, mandou Jesus para morrer na cruz... Tudo para louvor de sua glória! Em Jo. 9:3; quando perguntaram para Jesus sobre que havia pecado os pais ou o próprio cego de nascença. Jesus respondeu que sua cegueira seria  para glória de Deus...

Quando nossa vida está nas mãos do Senhor, não nos perdemos. Quando fazemos tudo para sua glória Ele é a bússola para cada caminho seguido. (Sl. 143:7-11)

2ª Quando Cristo é meu guia, que diferença isso faz para minha vida? Que diferença deveria fazer?

Acredito que todos os caminhos da retidão são os caminhos do amor. O verso 3 coloca em xeque a tendência humana de querer centralizar sua vida em si mesmo. O humanismo moderno fala da singularidade e auto-suficiência do homem. O narcisismo pós-moderno (mania dos que se envaidece facilmente como Narciso. Estado em que a libido é dirigida ao próprio ego.) descreve uma vivencia do prazer niilista, (seita anarquista russa que divulgava a destruição da ordem social, descrença absoluta) estabelecida sem sentido, uma procura incessante de sentido e de referencias. O homem tem a tendência de pensar somente no nível terrestre e carnal, pensando que o Senhor é irrelevante. Esse verso nos lembra que na estrada da vida, Deus nos conduz por caminhos de amor, Ele faz para glória do seu nome.A diferença básica de Cristo em minha vida é citada pelo apóstolo Paulo em uma das melhores expressões do que é ser um cristão verdadeiro. A bússola funciona como guia e sem ela estou perdido. (Gl.2:20)

3ª Se quando estava perdido, sem Jesus minha vida estava com problemas, por que hoje ainda tenho dificuldades?

Não adianta querer desfrutar das planícies abençoadas e pacíficas da existência se não andamos nos retos caminhos de Deus. As águas tranqüilas e os pastos verdes têm seu preço. O caminho, ou as suas veredas são justas. O seu caminho é estreito. A porta que Ele nos chama para entrar é apertada, mas, ainda assim, é o seu caminho e é a forma que temos para andar com Ele.

O chamado do Senhor é um chamado à ética, à obediência à verdade, à justiça, ao que é correto; à santidade, à renúncia, ao Gólgota, à cruz, isto é, ao prazer em sofrer por Ele. Quando Jesus ensina a orar, ele nos diz através do Pai nosso que é necessário uma dependência total de Deus em nossa vida. Quando ele diz: “Não me deixeis cair em tentação, mas livrai-me do mal” por amor do seu nome!

Com as preocupações, ocupações em demasia, ansiedade, não é tão difícil encontrarmos pessoas cansadas e esgotadas. Existem muitas pessoas cheias de feridas emocionais, como: frustações, culpas, desânimos, magoas, baixa autoestima, iras, etc. O pior é a acomodação a este estado, o desespero ou a incompreensão de terceiros.

Mas Deus é o único que pode libertar de todas essas coisas, curar e como a promessa no Salmo 23 “refrigera a minha alma”, Ele refrigera, restaura o vigor, restaura a vida. Ele é o único que tem esse poder.  Crises e tragédias tiram o que há de melhor em nós, ou revelam o que há de pior em nossos corações. Devemos fazer como Davi, que se fortaleceu no Senhor, e encontrou novas forças e direção. Davi voltou-se para o seu mundo interior para reconquistar o mundo exterior perdido.

Para que haja refrigério para alma cansada, é necessário que Deus toque e faça algo em nós e através de nós. O primeiro passo precisa ser nosso. Quebrantar o nosso coração diante do Senhor, convidá-lo para fazer em nós o sua vontade. Precisamos nos render ao Senhor, confiando em seu poder, e que sua vontade é sempre a melhor para nossas vidas.