Salmos 23:2a

“Pastos verdejantes”

         Pastos verdejantes e águas tranqüilas falam de necessidades supridas; vida física, emocional e espiritual abundante. (Jo. 10:10b) Pastos verdejantes e águas tranqüilas, são privilégios de quem tem o Senhor como pastor. O verdadeiro pastor tem pastos verdejantes para alimentar suas ovelhas e proporcionar-lhes descanso!

Um dos fatos mais estranhos com relação aos carneiros e sua espécie, é que por sua própria constituição, é lhes quase impossível deitar-se; a menos que se satisfaçam três condições:

         1ª – Segurança – Somente se deitarão se estiverem em plena segurança, sem temores, sem tensões e sem fome. É dever do pastor, proporcionar as condições adequadas para que as ovelhas possam se deitar. Ovelha é um animal muito medroso e se assusta muito facilmente. Um pequeno cachorro com um simples latido; é capaz de por um grande rebanho de ovelhas para correr. Nada tranqüiliza mais a ovelha; do que a presença de seu pastor junto dela. A presença do nosso pastor tira o medo, o pânico e o temor do desconhecido. Sua presença lança uma luz diferente e especial sobre nossas situações; e de repente as coisas não parecem tão sombrias e aterrorizantes como antes... Aí, volta-nos a calma, a serenidade e conseguimos repousar...

         2ª – Tensão – Isto é: rivalidade e disputa no meio do rebanho. Em todas as sociedades de animais existe uma ordem de “dominação”. Em geral, uma ovelha mais velha corre o risco de se tornar arrogante, ardilosa e dominadora.

Essa rivalidade, tensão e competição pela melhor posição e auto-afirmação é a grande vilã dos conflitos no rebanho. As ovelhas velhas espantam as mais novas; isso deixa todo rebanho nervoso, tenso, insatisfeito e inquieto. Na igreja de Cristo, existe uma grande luta pela auto-afirmação e auto-reconhecimento. Tais crentes lutam para ser a ovelha chefe. Nessa competição desenfreada, muitos se machucam e alguns até se perdem; é nessa conjuntura que surge a inveja e todo tipo de desavença... E o aprisco do Senhor se torna em terrível concentração de ódio. Onde a rivalidade impera o homem tem sempre que estar defendendo a si mesmo, seus direitos e sua posição do resto do grupo.

         Em contraste a isso tudo, o salmo mostra o povo de Deus repousando calmo e satisfeito... Acredito que uma das mais notáveis marcas do cristão, deveria ser a sensação de tranqüilidade e contentamento... Para a ovelha, (animal) a presença do pastor desfaz qualquer rivalidade entre elas. Nós, como ovelhas, quando nos tornamos plenamente conscientes de estarmos na presença de Cristo, devemos abandonar todas nossas tolas e egoístas rivalidades e nosso próprio orgulho... Pois, estar perto dEle é estar livre de temores em relação ao que nos cerca.

         A ausência de temor de parasitas e insetos é também essencial para o bem-estar das ovelhas. Principalmente em épocas quentes; as ovelhas são afligidas por carrapatos e moscas de todas as espécies; nesta ocasião; é impossível ficarem quietas, ficam em pé sempre querendo correr para o mato em busca de alívio.

Somente o cuidado diligente do pastor poderá lhes dar segurança... Diariamente, o pastor está no meio do rebanho para mantê-lo calmo, satisfeito e em paz!

3ª – Temor da fome – Finalmente, para que as ovelhas repousem, é preciso que não haja o temor da fome. Isto está implícito na declaração: “... Ele me faz repousar em pastos verdejantes...” O pasto só permanecerá verdejante se o pastor cuidar dele. É essencial que um aprisco tenha pastos verdejantes à disposição do rebanho. Pois, uma ovelha desnutrida será sempre inquieta e a procura de grama.

         Lembre-se: A ovelha desnutrida não cresce; é como o sal insípido; não tem valor, nem para seu dono, nem para si mesma!!! (Mt. 5:13)